Resgate Abelha Jataí (Tetragonisca angustula)

Nesse final de semana a AME-Minas foi acionada para fazer o resgate de uma colmeia de abelhas Jataí que fizeram seu ninho na portaria de um prédio.

17842409_1423627434364312_1895741436_n

Como era um local de grande circulação de pessoas, WP_20170409_17_51_12_Proas abelhas estavam incomodando os moradores que circulavam no local diariamente. Com isso foi solicitado à síndica que a entrada fosse vedada. Preocupada em salvar as abelhas, uma moradora do condomínio entrou em contato com a associação solicitando ajuda.

Então hoje, após nossa reunião mensal fomos até o local e fizemos o resgate da colmeia, transferimos para uma caixa racional e orientamos os moradores a vedar as frestas para que novos enxames não ocupem o mesmo local.

Conversando com a moradora que nos contatou demonstrando preocupação com a possível morte das abelhas, sugerimos que ela ficasse com o enxame já que prezava tanto pelo bem estar das abelhas que ali viviam. Ela aceitou, nos convidou para conhecer seu apartamento para decidir um bom local para ser a nova morada das Jataís e pediu materiais para estudar e aprender mais sobre a criação das abelhas nativas sem ferrão.

Provisoriamente o exame foi levado para que as abelhas não voltem para a antiga morada e se recuperem da transferência. Em breve retornaremos com ele para a casa de sua nova dona.

Abaixo uma foto dos membros da AME-Minas que foram fazer o resgate, da moradora que solicitou nossa ajuda com as abelhas, que em breve estarão sob seus cuidados e da síndica que nos deu total apoio no resgate.

WP_20170409_18_11_43_Pro

Muito obrigado por nos ajudar a salvar mais um enxame Mariana! Que sua atitude sirva de exemplo para que cada vez mais pessoas se conscientizem da importância das nossas queridas abelhas nativas sem ferrão.

Autor: Wagner Vilela

Compartilhar este post