Mel e o seu poder medicinal

O mel possui muitos valores medicinais. Citamos entre eles: diurético, laxante, expectorante, energético, anti-séptico, emoliente e tônico.

Para combater insônia, é importante tomar 1 xícara de água com 1 colher de mel, 30 minutos antes de deitar. Esta receita também é especial contra prisão de ventre crônica.

Aquecer o mel e aplicá-lo topicamente na pele, numa temperatura suportável, é muito útil contra abscessos, furúnculos e tumores em geral.

Nos casos de queimaduras, ferimentos ou contusões pode-se  utilizá-lo misturado com farinha de trigo ou agregado a uma porção de argila com água. A mesma indicação terapêutica pode ser usada para combater dores ciáticas.

Suas funções anti-sépticas são importantes não somente nos casos de bactérias e outros microorganismos que vivem no meio interior do corpo, como também para os que vivem no meio exterior. Exemplo: para combater conjuntivites causadas por microorganismos, basta aplicar nas pálpebras uma solução de água melada, de 2 a 3 vezes ao dia.

Em caso de irritação ou inflamação da garganta, é recomendável fazer gargarejos com água e mel. As aftas podem ser eliminadas com bochechos diários de água, mel e limão.

A sinusite e a rinite têm os seus efeitos atenuados, mascando-se os favos de mel durante 5 minutos, a cada 1 hora.

As anemias mais terríveis também podem ser combatidas pelo uso de mel na alimentação, em substituição ao açúcar. Neste caso, usar 2 a 3 colheradas de melado por dia também é muito importante. As famosas gemadas, para aqueles que utilizam e gostam de ovos, são mais medicinais sendo adoçadas com mel.

Aos que praticam esportes, ainda que ocasionalmente, ½ copo de água com mel antes do esforço preferido e ½ logo após.

Fonte: Farmácia Rhamus

“http://farmaciarhamus.com.br/mel-e-o-seu-poder-medicinal/”

Autor: Vinícius Gonzaga

Compartilhar este post

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *