Forídeos

Os Forídeos são pequenos insetos que invadem as colmeias e podem causar até o extermínio da colônia. Esses insetos são bastante velozes e conseguem passar facilmente pelas abelhas. É preciso então a intervenção do meliponicultor.

Recipiente usado para armadilha

Foto de “APACAME”

Para prevenir  os forídeos é necessário  manter o local e as caixas limpos, evitar material orgânico que possa atrair os forídeos e vedar as frestas da caixa com fita crepe. Alguns meliponicultores usam uma armadilha com vinagre de maçã  essa armadilha é colocada dentro da caixa, ela atrai os forídeos para dentro de um recipiente com um furo na tampa onde somente os forídeos conseguirão passar. Alguns meliponicultores evitam usar essa armadilha pois alegam que ela acaba atraindo o forídeo

Caso a caixa já esteja afetada é preciso fazer a remoção do que foi infectado, não deixando nenhum vestígio. Se a situação for drástica fazer a transferência de caixa será a melhor opção.  Nunca as deixar abertas nas imediações do meliponário para não contaminar o ambiente é necessário levar a caixa para local isolado e trata-la lá, eliminando todos os vestígios, coloque no fogo ou algo do tipo.

O importante é ficar sempre atento, quanto antes for detectado a presença de forídeos maiores serão as chances de recuperação da colmeia.

 

 

 

Autor: Vinícius Gonzaga

Compartilhar este post

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *